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O Coração e a Prática de Esportes
 

Correr e Caminhar

O sedentarismo é um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares. No entanto, a atividade física ajuda a melhorar a saúde cardíaca, podendo reverter alguns fatores de risco para esses agravos. Como qualquer estrutura muscular, o coração se fortalece com a prática de atividade física, de forma que consegue bombear mais sangue para o organismo a cada batimento, alcançando um nível alto de desempenho sem tanto estresse. Nos indivíduos que praticam atividades físicas, a frequência cardíaca de repouso é mais baixa, pois é necessário menos esforço para bombear o sangue.

Qualquer nível de atividade física traz benefício cardiovascular, embora se saiba que estes níveis são proporcionais, ou seja, quanto mais intensa é a prática maior o benefício. O benefício existe até mesmo para os pacientes com doença cardíaca que, entretanto, necessitam de avaliação cardiológica antes de iniciar o programa.

A atividade física ajuda a reduzir os níveis de colesterol e triglicérides, diminui a inflamação das artérias, auxilia na perda de peso e a manter os vasos sanguíneos abertos e flexíveis. Em comparação aos indivíduos sedentários, aqueles que se exercitam regularmente apresentam um risco 45% menor de desenvolver aterosclerose coronariana (acúmulo de placas de gordura nas paredes arteriais). Além disso, contribui para manter a normalidade do fluxo sanguíneo e da pressão arterial.

Os benefícios da prática de atividade física incluem:

» Regular os níveis do colesterol;
» Combater a ansiedade, a depressão, a osteoporose, a artrose, os A.V.Es (Acidentes Vasculares Encefálicos), o câncer de intestino, o diabetes, a pressão alta, a obesidade, etc...
» Melhorar a oxigenação dos tecidos;
» Melhorar o metabolismo do organismo;
» Aumentar a força muscular e do condicionamento físico;
» Reduzir o percentual de gordura corporal excessiva;
» Melhorar a movimentação muscular e articular;
» Aumentar a sensação de bem-estar;
» Fortalecer as relações entre os participantes, de maneira a incluir todas as pessoas em suas diversidades.

A atividade física pode e deve ser praticada em qualquer idade. Recomenda-se praticar pelo menos 30 minutos de exercício físico moderado todos os dias. No entanto, algumas práticas se associam a riscos, de forma que um profissional de saúde deve ser consultado antes de se iniciar um programa de atividade física regular. Sabe-se que metade das pessoas em atividade física vigorosa desistem do treinamento em um intervalo de um ano. O segredo é praticar exercícios que sejam gratificantes, desafiantes e que tragam um grau de satisfação.